Clipping

05.set.2016

Canal Rural: Regularização ambiental já é exigência das indústrias

Em entrevista para o Canal Rural, Rodrigo Lima, diretor geral da Agroicone, explica que hoje o recibo do CAR basta para as empresas, mas o PRA se tornará uma exigência para as indústrias nos próximos anos.

http://www.canalrural.com.br/noticias/mercado-e-cia/regularizacao-ambiental-exigencia-das-industrias-63754 

Assunto: Capão nativo de araucária pr'oximo a áreas de pasto e reflorestamento de eucalipto - espécie de árvore criticamente ameaçada também conhecida como pinheiro-do-paraná Local: Ponta Grossa - PR Data: 07/2015 Autor: Marcos Amend/Pulsar Imagens

 

Regularização ambiental já é exigência das indústrias

Consultoria alerta que seguir o Código Florestal é obrigatoriedade cada vez mais comum entre os compradores dos produtos do agronegócio brasileiro.

A adequação às normas ambientais precisa fazer parte da estratégia do produtor rural que deseja seguir na atividade. A consultoria Agroicone aponta que é cada mais comum as indústrias exigirem dos produtores que a legislação ambiental esteja em dia. O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é apenas o primeiro passo deste processo.

“Atualmente o recibo do CAR basta para as empresas, mas daqui a dois ou três anos vai ser comum a exigência do termo de compromisso do Programa de Regularização Ambiental (PRA)”, alerta o diretor geral da Agroicone, Rodrigo Lima.

Além das indústrias, a liberação do crédito rural estará em linha com a situação ambiental de cada produtor, conforme prevê a lei do Código Florestal. Pensando em ajudar os agropecuaristas a entenderem a importância destas regras na estratégia do negócio, a Agroicone lançou a série de entrevistas “O Código Florestal e a Sustentabilidade da Agricultura Brasileira”.

A consultoria, através do projeto INPUT (Iniciativa para o Uso da Terra), entrevistou 23 profissionais, entre pesquisadores, executivos do agronegócio e representantes do setor. Um dos entrevistados foi o pesquisador da Embrapa Eduardo Assad, um dos criadores do Plano ABC, que incentiva a agricultura de baixo carbono.

“O Código Florestal, após todos os embates, chegou a uma solução bastante interessante: o CAR. Começamos a colocar ordem no Brasil rural para fazer um País mais organizado em termos de desenvolvimento e produção agrícola”, afirma Assad.

Para acompanhar a série completa, confira no site do INPUT.

Clipping