Conheça o INPUT

O Brasil vive uma oportunidade peculiar diante dos desafios globais para garantir a segurança alimentar e das mudanças do clima.

INPUT

O Brasil vive uma oportunidade peculiar diante dos desafios globais para garantir a segurança alimentar e das mudanças do clima. Graças a avanços tecnológicos na produção agropecuária e recentes conquistas no combate ao desmatamento, a dinâmica do uso da terra caminha em direção a práticas mais sustentáveis. Aumentar a produção agropecuária enquanto promove a regularização ambiental e a conservação dos recursos naturais é uma agenda desafiadora que traz enormes oportunidades para o país e para os setores produtivos.

O projeto Iniciativa para o Uso da Terra (INPUT) resulta de uma parceria entre a Agroicone e o Climate Policy Initiative (CPI) no Brasil. É composto por economistas, advogados, matemáticos, geógrafos e agrônomos que trazem ideias inovadoras para conciliar a produção de alimentos com a proteção ambiental.

Reunindo atores centrais dos setores público e privado, o INPUT mapeia os desafios para uma melhor gestão de recursos naturais e mobiliza agentes das cadeias produtivas para promover a regularização perante o Código Florestal. Além disso, visa avaliar e influenciar a criação de uma nova geração de políticas voltadas para uma economia de baixo carbono no Brasil.

Climate Policy Initiative (CPI)

O Climate Policy Initiative (CPI) é formado por um grupo de analistas e consultores que trabalham para aprimorar as políticas mais relevantes de energia e uso da terra em diversos países, com um foco em finanças. O CPI responde às necessidades dos tomadores de decisão através de análises aprofundadas, a fim de entender o que funciona e o que não funciona.

O CPI está presente em países onde as políticas podem ter maior impacto, como no caso do Brasil, China, Europa, Índia, Indonésia e Estados Unidos. O trabalho dos pesquisadores tem por objetivo ajudar no crescimento das nações abordando questões relacionadas a recursos cada vez mais escassos e riscos associados às mudanças climáticas. Esse é um desafio complexo no qual a política desempenha um papel crucial.

No Brasil, o CPI tem uma parceria com o Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio (NAPC/PUC-Rio) e foca na temática de Produção & Proteção para o uso da terra.

Agroicone

A Agroicone foi fundada em 2013 por um grupo de especialistas do ICONE - Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais. Resulta do amadurecimento de 10 anos de trabalho de uma coesa equipe produzindo estudos e pesquisas aplicadas e promovendo debates qualificados em temas globais do agro brasileiro e mundial. Nasceu com experiência internacional de projetos com interface com organizações dos Estados Unidos, Europa, África, Ásia e Oceania.

A equipe multidisciplinar composta por agrônomos, economistas, advogados e matemáticos, tem elevada qualidade acadêmica, com expertise no desenvolvimento de ferramentas quantitativas para desenho de cenários e avaliação de impactos, além da gestão de projetos que combinam geração de conhecimento e promoção de diálogos multistakeholders.

Atua na agenda de negociações e comércio internacional, segurança alimentar, questões regulatórias, inteligência de mercados, sustentabilidade, mudanças do clima, certificações, mapeamento e quantificação de tecnologias, além da montagem de conteúdos e estratégias de comunicação nas cadeias dos setores sucroenergético; carnes e lácteos; grãos; lavouras perenes (florestas plantadas e palma de óleo); bioenergia e produtos da agricultura familiar.

Children’s Investment Fund Foundation

Este projeto é financiado pelo Children’s Investiment Fund Foundation (CIFF), uma organização filantrópica independente sediada em Londres e que também atua em Nairobi e Nova Délhi. O CIFF trabalha com uma ampla gama de instituições parceiras para transformar as vidas de crianças carentes e vulneráveis de países em desenvolvimento. Visando a proteção e garantia de um futuro saudável e sustentável para as crianças, o CIFF apoia o processo urgente de transição global em direção à economia de baixo carbono.

A fundação se baseia em evidências para demonstrar que as ações voltadas às mudanças climáticas são viáveis, tanto no âmbito político quanto no econômico, e trabalha em três regiões que já têm demonstrado vontade e capacidade de conduzirem essa transformação: Europa, China e América Latina. Através do INPUT, o CIFF busca proporcionar a implementação do Código Florestal no Brasil de forma executável e economicamente viável, contribuindo assim para a meta de desmatamento zero até 2020.

Equipe

Amanda Schutze

Analista Sênior

CLIMATE POLICY INITIATIVE

André Nassar Meloni

Diretor de Estratégia e Novos Negócios

AGROICONE

Andreia Medeiros

Assistente Administrativa

CLIMATE POLICY INITIATIVE

Arnaldo Carneiro Filho

Pesquisador Sênior

INSTITUTO DE NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA

Clarissa Gandour

Analista Sênior e Gerente Operacional

CLIMATE POLICY INITIATIVE

Cristina Leme Lopes

Analista

CLIMATE POLICY INITIATIVE

Dimitri Szerman

Analista Sênior

CLIMATE POLICY INITIATIVE

Florence Massé

Gerente de Doações e Relações Institucionais

CLIMATE POLICY INICIATIVE

Joana Chiavari

Analista Sênior

CLIMATE POLICY INITIATIVE

Juliano Assunção

Diretor Executivo

CLIMATE POLICY INITIATIVE

Karine Machado Costa

PESQUISADORA

AGROICONE

Laura Barcellos Antoniazzi

Pesquisadora Sênior

AGROICONE

Leila Harfuch

Gerente Geral

AGROICONE

Luciane Chiodi Bachion

Pesquisadora Sênior

AGROICONE

Marcelo M. R. Moreira

Pesquisador Sênior

AGROICONE

Mariana Campos

Diretora de Comunicação

CLIMATE POLICY INITIATIVE

Mariana Correia

Coordenadora de Operações

CLIMATE POLICY INITIATIVE

Natalie Hoover El Rashidy

Diretora de Programa

CLIMATE POLICY INITIATIVE

Priscila Souza

Analista Sênior

CLIMATE POLICY INITIATIVE

Rodrigo C. A. Lima

Diretor Geral

AGROICONE